quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

CULINÁRIA CARMENSE



Costelão de boi na panela de pressão

    Nos períodos de férias e em suas horas de folga, o carmense Gustavo Claret gosta de exercer suas habilidades na cozinha. Gustavo é zootecnista formado pela UFLA, Universidade Federal de Lavras. Como quase todos os jovens que saem de casa para estudar em outras cidades, com Gustavo não foi diferente. Na maioria das vezes, foi preciso que ele se virasse sozinho para poder alimentar-se adequadamente. Dentre os mais variados pratos, ele prepara o costelão de boi na panela de pressão, que se destaca como sendo o melhor do seu variado “menu”.

INGREDIENTES
1 ½ kg  de costela especial
Glutamato de sódio (ou sazon vermelho)
3 tabletes de caldo de picanha ou costela
3 gomos de calabresa e linguiça toscana
100g de bacon picado
2 cebolas fatiadas

MODO DE PREPARO:
    Corte a cebola em rodelas grandes, o bacon em pedaços grandes, a calabresa em pedaços grandes. Em uma vasilha coloque a costela e polvilhe o glutamato de sódio mexendo para que o tempero se espalhe uniformemente em todos os pedaços.
    Forre o fundo da panela de pressão fazendo uma camada com a  cebola, uma camada de a costela com o osso virado para a parte de baixo, e mais outra camada de pedaços de bacon, calabresa e linguiça toscana. Coloque, nessa hora, dois tabletes de caldo de picanha esfarelados.
    Intercale novamente cebola, costela, bacon, calabresa e linguiça toscana e coloque o último caldo de picanha esfarelado e, assim, até preencher a panela de pressão.
    Leve ao fogo por mais ou menos 35 minutos, em fogo baixo, contando o tempo a partir do momento que começar a fazer o barulho da pressão. Após esse tempo, retire a pressão, destampe a panela e deixe por mais uns dez minutos para que possa apurar o gosto, deixando o tempero acabar de entranhar na carne. Não é necessário colocar água, a própria cebola e a carne vão soltando água aos poucos, por isso que se deve deixar em fogo baixo.
    Dica: É possível aproveitar a gordura que vai soltar para fazer um ótimo e gostoso feijão. Como acompanhamento, sugere-se uma cerveja estupidamente gelada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário