quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Artigo

    É preciso entender a onda que passa pela nova administração carmense e, pelo visto, não haverá maré baixa no que se refere à disputa política, pois o que se vê é que esta disputa não se encerrou no dia 07 de outubro do ano passado. Vemos ainda acusações de um lado, defesas do outro. Mas a solução dos problemas os quais a nova administração se propôs a resolver, inclusive no que se refere a “pôr a casa em dia”, certamente NÃO será tão imediata, quiçá em médio prazo. Isto porque, além da existência de um pensamento político de disputa eleitoral, os problemas da casa são crônicos.
    Como disse o secretário geral da administração, Dr. Mário César Rezende, está na hora dessa administração pública dar resposta à população, colocando em prática as propostas apresentadas em campanha política.  Não há dúvida de que para esse cenário mudar e mudar de forma rápida, não poderá a casa ficar apenas se lamentando, pois eventuais dúvidas quanto aos acertos de contas ou atitudes deverão ser encaminhadas a quem de direito, no caso, ao Tribunal de Contas, à Câmara Municipal, ao Ministério Público e ao Poder Judiciário.
    Os problemas financeiros que ora foram apresentados, certamente não estarão mais a aguçar o povo contra a administração anterior, até porque o povo espera que a atual administração, ao fazer uma radiografia da situação encontrada, venha registrá-las à população, apontando os períodos/anos correspondentes de cada uma. Portanto, espera-se que a nova administração diga rapidamente ao povo a que veio, ou seja, é hora de colocar a mão na massa, promovendo as ações necessárias e tão esperadas.
    Da mesma forma, o Legislativo (vereadores) deverá saber conduzir o seu campo, inclusive no que tange à participação de cada membro eleito na fiscalização do passivo e do ativo que o Poder Executivo apresentar.  Atitudes impopulares serão necessárias, no momento, para que a administração possa sair do apagão que se apresenta e fazer com que o município siga o caminho do progresso, aguçando o povo às perspectivas futuras.  É preciso lembrar sempre que dívidas da administração existem desde os tempos idos, mas é necessário entender que administrar uma empresa, seja particular ou pública, com o caixa cheio, não é a melhor forma de se administrar, pois penso que é com o caixa vazio que se pode medir o potencial da instituição e a competência de seus administradores.
    O enfrentamento dos problemas, aliado a uma boa CRIATIVIDADE e a uma dosagem de SERIEDADE, inclusive de conhecimento de GESTÃO PÚBLICA, é o necessário para superar barreiras, inclusive financeiras e econômicas. Na verdade, ADMINISTRAR o município com os problemas que apresenta é um desafio muito grande. É preciso saber passar a limpo os problemas da cidade, como também gerir o seu débito e fazer crescer a sua receita. A atual administração, para chegar ao que almeja, se é o que assim almeja, necessita administrar com mão de ferro nos primeiros anos de sua gestão. A gestão dos débitos aliados aos da receita, não se resume à solução de todos os problemas, pois é preciso criatividade para buscar recursos através de convênios com os Governos Estadual e Federal, além de poder contar com parcerias públicas, privadas e ONGs.
    Abrimos todos os dias o jornal e nos deparamos com as notícias em relação às outras cidades, aliás, muitas dessas notícias as piores possíveis, pois não é só o nosso município que está com problemas financeiros e econômicos, outros mais também assim estão. O chefe Executivo tem que fazer uma administração condizente com os recursos que recebe do Fundo de Participação do Município. Mas, se for atento, poderá contar também com os convênios firmados com os Governos Estadual e Federal, pois, atualmente, estes são inúmeros e permitem fazer com que o chefe do Executivo tire bom aproveito com as campanhas, ou melhor, faça “bonito com o chapéu dos outros”. Portanto, é momento de deixar de ir ao “MURO DAS LAMENTAÇÕES” e tocar a bola para frente, pois a comunidade espera de todos os eleitos, servidores públicos, contratados direto e indiretamente, muito trabalho, retidão e realizações das propostas levadas ao palanque na época da eleição.
    Um fato que me chamou a atenção na semana passada foi a publicação do jornal Estado de Minas a respeito dos 27 municípios mineiros que tiveram o FPM retido em função de débito com a Previdência Social e a Receita Federal. Carmo da Mata, graças a Deus, não estava na lista, o que conclui que vem cumprindo com o parcelamento desses débitos. Isso favorece, significativamente, a atual administração a seguir em frente com os seus desígnios. Portanto, SENHORES, o povo espera o fim das lamúrias e das rixas políticas que, não demorará, estarão a sucumbir no tempo, já que, quanto à segunda, somente a teremos no ano de 2016, eis que, em 2014, a eleição é de presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. Agora o que precisa ser feito é que a CIDADE seja ajudada a PROMOVER-SE NO FUTURO, seguindo, para isso, um caminho seguro, capaz de qualificar melhor a vida do povo, como também de aguçar em cada cidadão perspectivas de futuro, pois é preciso, como bem registrou o secretário de governo da atual administração, não focar mais nos problemas, já que “O povo votou nas propostas, vamos colocá-las em prática.”.  Então, BOLA PARA FRENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário