quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Questão de opinião


A Escola ensina, os Pais educam 


* Jane Barbosa é formada no curso de Magistério
com formação em Secretaria Escolar a Nível Primeiro
e Segundo grau e Técnica em Contabilidade.
Sempre tive uma profunda admiração pela profissão de professor, porque sei que hoje é preciso um jogo de cintura para aguentar a falta de respeito que às vezes toma conta das salas de aula.
Sei também que a Escola, como Instituição de Ensino, é um instrumento para a formação do ser humano, embora não tenha conseguido muito êxito.
  Muitos Professores trabalham vários turnos por dia, sem contar as madrugadas destinadas à preparação de aulas e correção de provas, para garantir a formação e a aprendizagem do aluno.
Hoje a escola é mais um hospital do que um lugar de informação acadêmica e de preparo teórico para formar cidadãos conscientes. O professor tem que “se virar” de enfermeiro, médico, psicólogo... Ah! Já ia me esquecendo, e no final tem que ser, ainda,  o professor.
Não é papel do Professor ensinar que, ao acordar deve-se dizer bom dia. Isso é o cúmulo. Onde está o pai ou a mãe que não o ensinou?
Dizer que a família não tem culpa e colocá-la num pedestal é ignorância. Agora, pior é dizer que a escola é que deve assumir os erros de uma família completamente desestruturada. Aí é demais.
Os Pais não podem cobrar da escola uma tarefa que é de responsabilidade deles, que são valores e princípios, como por exemplo, a palavra RESPEITO, que tem deixado de fazer parte do vocabulário cotidiano.
Acredito que a solução é um trabalho de estruturação familiar, pois os professores são formados apenas para ensinar cidadãos capazes de conviver dentro de uma sociedade.
E então? Se somos Cidadãos, vamos nos levantar do nosso sofá confortável e mudar este discurso chato e repetitivo... Mãos à obra. Quem dará a primeira grande ideia?
Sugiro aos Administradores da Cidade que invistam em recursos com responsabilidade, por exemplo, pagando bem aos educadores para que eles se sintam mais valorizados e estimulados ao exercerem suas funções dentro da escola e estruturando as mesmas com espaços suficientes que atendam as necessidades de trabalho dos professores com os alunos.
Vamos valorizar os Professores, pois o seu papel, que é o de ENSINAR, hoje em dia já é muito complexo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário