quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Quem é o culpado

* Jane Barbosa é formada no curso de Magistério
com formação em Secretaria Escolar a Nível Primeiro
e Segundo grau e Técnica em Contabilidade.

Dentre as maiores reclamações dos cidadãos são em relação à falta de fiscalização dos vereadores e a sua inutilidade. Para alguns, os vereadores devem andar trepados em postes, verificando o estado das lâmpadas, andando nas ruas, procurando buracos, ou até mesmo fiscalizando as más condições das estradas rurais e por aí vai...
O problema é que os mesmos eleitores que reclamam não conhecem o funcionamento dos poderes políticos e não frequentam sequer uma reunião na Câmara para acompanhar o trabalho dos vereadores, para saber quem são eles, quem tem o poder de criar Leis, o que deve ser cumprido pelo Prefeito e que a única fiscalização competente aos vereadores é o exato cumprimento das leis homologadas dentro do Município.
Agora, o cuidado com a iluminação pública, bocas de lobo e lixo são de competência de alguma secretaria municipal.
O grande problema é que os candidatos à vereador normalmente não têm a menor noção do que farão quando eleitos. Prometem empregos, melhoria na infraestrutura municipal, como segurança e saúde, resumindo, alguns não sabem do que estão falando e, alguns em especial, nunca aprendem a função que vão exercer, deixando bem claro que em toda regra há uma exceção.
 No momento em que a comunidade elege o amigo do amigo, o vizinho simpático, ou acredita em promessas descabidas, está assinando um atestado de incapacidade para alguns vereadores que nunca, ao longo de um mandato, ousaram abrir a boca para discutir um projeto. São os “concordinos”, que tudo aceitam e para tudo se calam. Outros, de escolaridade duvidosa, agem como se o cargo fosse vitalício, alguns até parecem chaveirinhos do Prefeito.
Por isso, o maior problema da comunidade é o próprio cidadão e a má escolha de seus representantes, porque exatamente quando você, eleitor, não demonstra qualquer preocupação com o futuro da sua rua, seu bairro e sua cidade, este descaso vai continuar, as reclamações serão as mesmas como, por exemplo, o  mau estado e a má aparência da cidade.
Seja consciente e não transfira aos outros a grande parcela de responsabilidade que, no momento de escolha, é só nossa.
Essa é a minha opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário