quarta-feira, 14 de novembro de 2012

PREVENÇÃO


Cemig alerta para incidência de raios no período chuvoso


A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig alerta à população para a maior incidência de raios no Estado em virtude das chuvas. O período chuvoso, que começou em meados de outubro e segue até março, é marcado pelo aumento na incidência de raios.
 Dentro da área monitorada pela Cemig, compreendida pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País, Minas Gerais está entre os Estados que recebem maior incidência de descargas atmosféricas. Segundo Carlos Wagner Coelho, técnico em planejamento hidroenergético da Cemig. A alta incidência de raios em Minas se dá em virtude do posicionamento geográfico do Estado. “Estamos numa faixa de transição que sofre influência de frentes frias, de linhas de instabilidade e de Zonas de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), e tudo isso colabora para que Minas Gerais receba maior quantidade de raios”, afirma.
 Proteção
Aparelhos eletrônicos não são as únicas vítimas de uma tempestade com raios. O consumidor também deve estar atento para não ser atingido diretamente por descargas atmosféricas, procurando se abrigar durante as chuvas e mantendo-se distante de árvores ou grades metálicas.
A Cemig protege seu sistema elétrico por meio de para-raios de baixa e média tensão, instalados em todos os transformadores da rede de distribuição. Porém as sobretensões na rede, provocadas por raios, podem incidir diretamente próximo às ou nas próprias instalações dos consumidores ou, ainda, penetrar por outras vias que não a rede elétrica. Dessa forma, a Cemig recomenda que os consumidores também tomem medidas para proteger suas instalações.
 De acordo com o engenheiro de operação  da Cemig, Marcos Vinicius Carneiro, o consumidor pode se prevenir instalando equipamentos como para-raios, mas ele recomenda uma medida mais eficiente e econômica para evitar prejuízos: desligar da tomada os equipamentos eletrônicos mais sensíveis, como televisores e aparelhos de DVD. “Após o fim das descargas atmosféricas, que geralmente não duram muito tempo, o consumidor pode ligar os aparelhos novamente”, esclarece.

Sempre que houver suspeita de que os danos a um equipamento tenham sido provocados por raios que atingiram a rede elétrica da Cemig, o consumidor deve procurar, primeiramente, o atendimento do Fale com a Cemig, pelo telefone 116, para solicitar a análise de ressarcimento.

Confira algumas dicas:
 O que você deve fazer dentro de casa: 
· não tome banho ou use torneira elétrica durante as tempestades;
· evite contato com qualquer objeto que possua estrutura metálica;
· não ligue aparelhos e motores elétricos, para não queimar os equipamentos;
· afaste-se das tomadas e evite usar o telefone;
· desconecte das tomadas os aparelhos eletrônicos;
· desligue os fios de antenas dos aparelhos;
· permaneça dentro de casa até a tempestade terminar.

O que você deve fazer fora de casa:
· evite contato com cercas de arame, grades, tubos metálicos, linhas telefônicas e de energia elétrica e qualquer objeto ou estrutura metálica;
· afaste-se de veículos como tratores, motos, bicicletas e carroças, além de máquinas agrícolas;
· mantenha-se afastado de áreas descampadas, pastos, campos de futebol, piscina, lagoas, praias, árvores isoladas, postes, mastros e locais elevados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário