quarta-feira, 14 de novembro de 2012

FLOR-DO-PARAÍSO


A Florada de Flamboyant muda a paisagem da cidade


Originária da ilha de Madagascar e da África tropical, o flamboyant floresce na primavera, ou seja, nos meses de outubro a dezembro, e é considerado uma das árvores mais belas do mundo, devido ao colorido intenso de suas flores.
O nome estrangeiro Flamboyant, em francês, significa flamejante, adjetivo justificado pela acentuada coloração vermelha de suas flores. A árvore está há muito tempo no Brasil e pode ser encontrada em qualquer parte do país. As primeiras mudas foram trazidas para cá no início do século 19, na época de D. João VI, e se adaptaram bem ao clima e solo brasileiros.
Hoje ela é mais comum na região Sudeste, e é bastante utilizada em projetos paisagísticos, sendo indicada para áreas abertas com grandes espaços que possibilitem seu desenvolvimento, pois a árvore pode chegar a até 12 metros de altura. A sua copa tem formato largo e seu crescimento é relativamente rápido.
Segundo a Wikipédia (pt.wikipedia.org), o flamboyant também é conhecido como flor-do-paraíso, pau-rosa, flamboaiã e acácia-rubra. Embora esteja ameaçada de extinção no estado selvagem, é muito cultivada pelo seu valor ornamental.
 A cor flamejante que deu nome à árvore, entretanto, não é a única. Há variedades com flores em tonalidades mais claras, como alaranjado-claro e salmão amarelado. E sua primeira florada ocorre entre três e quatro anos após o plantio.
O flamboyant não precisa de muitos cuidados, apenas podas periódicas de limpeza. Com relação aos frutos, que são enormes vagens que ficam o ano inteiro na árvore, a sugestão é que sejam retirados no período em que não há flores para que a planta não perca sua característica ornamental.

Fonte: Globo Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário