quinta-feira, 8 de novembro de 2012

DECISÃO


Prefeito vai à Câmara, esclarece  a suspensão do convênio da EMATER e garante que entidade não deixará de atender na cidade

No dia 30/10, terça-feira, o prefeito Adalberto Rodrigues, esteve na Câmara Municipal de Cláudio juntamente com o diretor regional da EMATER de Divinópolis - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, Wellington Dias da Silveira, e o assessor jurídico do município, Dr. Marcos Bicalho, para explicar ao legislativo a decisão de suspender temporariamente os recursos repassados pela Prefeitura.     
Os trabalhos do legislativo foram iniciados pelo presidente da Câmara, Maurilo Marcelino Tomaz, que logo após a leitura das correspondências convidou o prefeito, o representante da EMATER e o assessor jurídico para fazerem parte da mesa.
Maurilo Marcelino explicou aos indivíduos que se encontravam no plenário, sendo a maioria pessoas ligadas aos movimentos de produtores rurais do município, sobre a suspensão temporária do convênio, deixando claro que a pauta da reunião focava a busca pela solução do problema juntamente com o prefeito Adalberto.
O presidente do legislativo passou a palavra ao prefeito que explicou aos presentes sobre as medidas que ele vem tomando para reduzir os custos operacionais da prefeitura, em consequência à queda do FPM - Fundo de Participação dos Municípios. “Esta queda do fundo está deixando os prefeitos em fim de mandato muito preocupados, pois ele é o principal recurso de 70% dos municípios. Eu não quero que a EMATER deixe de atender aqui em Cláudio, pois também sou um homem do campo e sei das dificuldades que passam os agricultores”, disse Adalberto.
Em seguida, o diretor da EMATER, Wellington Dias, explicou aos vereadores e presentes sobre as medidas tomadas pela Prefeitura. No final da reunião, ficou acordado entre o executivo e o legislativo que a Câmara irá repassar, a critério de devolução, um recurso ao executivo, que será utilizado para a manutenção do convênio com a EMATER de Cláudio.
Em entrevista à Tribuna de Cláudio, o prefeito Adalberto destacou a importância da colaboração da Câmara na transferência desse recurso para a manutenção do convênio. “Eu e os vereadores nos unimos para manter, em Cláudio, o funcionamento do escritório da EMATER. Mesmo com as dificuldades financeiras decorrentes do excesso de despesas institucionais vamos continuar mantendo este convênio”, afirmou Adalberto. Também no final da reunião na Câmara Municipal, ficou decidido entre os vereadores, o prefeito e os representantes dos produtores rurais que uma comissão seria formada para reivindicar, do Governo do Estado, mais recursos no setor agropecuário.

Análise do fato
O Prefeito foi obrigado a reduzir gastos em todas as áreas, em todos os serviços, exceto os que são considerados como essenciais, para enfrentar a crise, considerada pelos administradores municipais como uma das maiores dos últimos anos. O corte abrange desde a demissão dos servidores que ocupavam cargos comissionados, estagiários, contratos, convênios, consumo de gasolina, telefone, bem como o horário de atendimento da prefeitura. 
Se Adalberto não tivesse suspendido o convênio com a EMATER, ele estaria incoerente com o critério adotado pela administração, como também com as decisões que foram tomadas na AMVI – Associação dos Municípios da Micro - Região do Vale do Itapecerica, no dia 18/10, juntamente com os 25 Prefeitos que fazem parte da associação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário