quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Claudienses vão às urnas no próximo domingo


ELEIÇÕES
Claudienses vão às urnas no próximo domingo
Eleitorado vai escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores


Os eleitores claudienses vão às urnas no próximo domingo, 07/10, para escolher o prefeito, o vice e os vereadores que vão assumir o poder em 1° de janeiro de 2013. O cargo de prefeito é disputado por quatro chapas. Uma delas é formada por Geraldo Lázaro dos Santos (Tindora) e Marcelo Pascoal de Morais, da coligação “Unidos por Cláudio e para Cláudio” (PRB / PSC / PR / PSDC / PSB). A outra é constituída por José Izabel de Araújo (Zé Izabel) e Marcelo Henrique Leonel, do Partido dos Trabalhadores. Outra chapa é formada José Rodrigues Barroso de Araújo (Zezinho do Zé do Juquinha) e Leovergílio de Oliveira Menezes, pela coligação “Unidos pela Renovação”, pela coligação PDT / PRTB. Mais uma chapa é formada por Tancredo Aladim Rocha Tolentino (Kedo) e Elzino Batista do Sacramento, pelo Partido Verde.
Os 11 cargos de vereador da Câmara Municipal de Cláudio são disputados por 101 candidatos. O número de eleitores aptos a votar nas eleições de 2012 em Cláudio é de 19.146.
Urnas eletrônicas
Em Cláudio funcionarão 59 seções nas eleições de 2012, distribuídas em 27 locais das zonas urbana e rural do município. As novidades desta eleição são as seções que vão funcionar nas escolas Maria Dias Coelho e Tancredo de Almeida Neves. E a seção que funciona no Posto de Saúde Galba Veloso, que está em reforma, este ano vai funcionar no Núcleo Odontológico, que fica ao lado.
A votação será feita no período de 8 às 17 horas, com urnas eletrônicas. O eleitor vota primeiro no candidato a vereador. Em seguida ele escolhe seu candidato a prefeito. Os candidatos são identificados na urna pelo número. Se ele for digitado corretamente, aparecerá na tela a foto do candidato escolhido. Para facilitar a votação, os eleitores podem levar para a cabine de votação uma “cola” com a anotação dos números de seus candidatos a prefeito e a vereador.
No dia 20 de setembro, foram inseridos nas urnas eletrônicas os dados para a votação nas eleições de 7 de outubro. A apuração dos votos será feita no cartório eleitoral da comarca, que funciona na Av. Araguaia, 81, sala 03. A previsão é que o trabalho de contagem dos votos se inicie logo após o encerramento da votação e dure cerca de 2 horas e 30 minutos. Ele será feito por uma junta formada pelo juíza eleitoral Dra. Marcilene da Conceição Miranda e por Marcel Guimarães Teixeira, Wilma Léia de Melo Jorge, Tereza Cristina Assis Mansur e Fernanda Prado Fonseca, além dos funcionários do cartório eleitoral.
Propaganda
A propaganda eleitoral gratuita no rádio terminou na quinta-feira (04/10), que também é a data-limite para a realização de comícios. Segundo a legislação vigente, a propaganda sonora em carros volantes poderá ser feita até o sábado. No domingo, durante a votação, os eleitores podem usar camiseta, boné e outros adereços que identifiquem os candidatos de sua preferência, desde que seu comportamento não possa ser interpretado como propaganda de “boca de urna”, que é proibida por lei e sujeita os infratores à penalidades.
O dia das eleições contará com policiamento ostensivo especial feito pela Polícia Militar. No período que vai de meia-noite às 17 horas de domingo, vigorará a chamada “lei seca”, ficando expressamente proibida a venda de bebidas alcoólicas por estabelecimentos comerciais.
Com reportagem de Hérica Viotti

Nenhum comentário:

Postar um comentário