quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Artigo de Opinião


“Preservação:
O legado mais precioso”
 Por Bianca Castro Pereira da Silva

 PROFESSORA: LÍDIA ARAÚJO GONÇALVES
O respeito à natureza é fundamental para as gerações futuras. Essa afirmativa se justifica, se observarmos o problema que o distrito de Monsenhor João Alexandre enfrenta há alguns anos.
Trata-se de um ribeirão que, devido ao descaso e negligência, hoje é motivo de preocupação de todos os moradores da comunidade.
Em face do assoreamento do leito do ribeirão e do despejo de dejetos no curso d’água, há riscos de contaminação para a população. Além disso, houve também a degradação da mata, e desmatamento de áreas de preservação de nascentes, afugentamento e destruição do habitat natural de espécies nativas, caça e pesca predatórias. Muitos julgam que a destruição do ribeirão se deve à ação do tempo, embora perceba-se, também que há uma grande parcela de responsabilidade dos moradores.
Como consequência, a imagem do mesmo foi pouco a pouco se esvanecendo e deixando apenas um pequeno indício do que ele era antes.
Hoje, só se vê destruição. Desapareceram os peixes. Poluíram-se as águas. Junto às suas margens só se percebe um total abandono. Não mais se veem suas águas cristalinas e caudalosas.
Certamente se nos conscientizássemos da importância da preservação da água como um poderoso recurso natural para o homem, evitaríamos que o ribeirão da Cachoeira desaparecesse e deixasse de fazer parte da nossa história.
Todos deveriam ter em mente que a água não é um recurso inesgotável. Por isso é preciso usá-la de modo consciente e responsável. Vale ressaltar que, embora muitos não valorizem um dos maiores recursos que temos na natureza, seria necessário que todos cuidassem dela afim de se evitar danos irreversíveis para as gerações vindouras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário