quinta-feira, 27 de setembro de 2012

CLIMA


Primavera será marcada por pancadas de chuva

Precedida pelo Dia da Árvore, comemorado na sexta-feira (21/09), a primavera começou, neste ano, oficialmente no sábado (22/09), às 11h49. Com uma mistura de cores e estilos, vários tipos de flores já começam a cobrir as ruas das cidades. Com a estação, que marca a transição entre os períodos seco e chuvoso, também se iniciam as pancadas de chuva que ocorrem com frequência no final da tarde e à noite, devido ao aumento do calor e da umidade. A primavera traz ainda as tempestades causadas por frentes frias que podem vir acompanhadas de granizo e rajadas de vento. A estação termina no dia 21 de dezembro, às 8 horas e 11 minutos.
Chuvas
Os três meses da primavera apresentarão características distintas em relação às chuvas. No mês de outubro haverá predomínio de pancadas de chuvas intensas e rápidas. A previsão é de chuvas abaixo do normal na região Norte de Minas e acima da média no centro-sul de Minas Gerais, principalmente no Sul de Minas e Triângulo.
 Em novembro, a previsão é de chuvas abaixo do normal em todas as regiões do Estado, com exceção do Sul de Minas, que apresentará valores bem acima do esperado.
 Finalmente em dezembro, as chuvas ocorrem de maneira mais contínua devido à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Elas ficarão abaixo do normal na região Central, Campo das Vertentes e Oeste de Minas, e acima do normal nas demais regiões do Estado.
Temperaturas
No decorrer da estação, a atmosfera torna-se mais quente e úmida, com tendência de temperaturas acima da média na maior parte de Minas Gerais. Nas regiões Sul de Minas e Zona da Mata, que terão dias mais chuvosos, a tendência é de temperaturas abaixo da média, principalmente as máximas. Por outro lado, o Norte de Minas terá temperaturas máximas acima da média histórica e mínimas próximas ao normal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário