quinta-feira, 16 de agosto de 2012

VACINAÇÃO


Carmo da Mata conseguiu imunizar todo o seu rebanho contra aftosa e brucelose

Os bovinos podem ser atacados por várias doenças que causam grandes prejuízos aos criadores e à economia dos seus países de origem, devido à queda da produção e pela morte dos animais que as contraíram.
Além disso, muitas dessas doenças podem ser transmitidas aos homens. Por esse motivo, elas devem ser combatidas e prevenidas, principalmente com o uso de vacinas específicas.
Entre essas doenças, podemos mencionar, por sua importância e pelos grandes prejuízos que podem causar,  a febre aftosa e outra doença muito grave para os bovinos e que pode também ser transmitida às pessoas: a brucelose, que é causada por uma bactéria. Contra estas duas doenças existem vacinas que são consideradas obrigatórias.
 Com o objetivo de erradicar estas doenças, o Sindicato dos Produtores Rurais de Carmo da Mata, em parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e a Prefeitura Municipal, conseguiu, no mês de maio, imunizar 100% do rebanho bovino e bubalino (búfalos). A vacinação corresponde a 29.048 mil cabeças, distribuídos em 489 propriedades.  A campanha foi realizada de 03 a 31 de maio.
Também na ocasião, foram vacinados 6.000 bovinos, contra a raiva, e 950 contra brucelose.
Os trabalhos de imunização foram realizados por funcionários habilitados, sob a supervisão de Marcelo Corrêa, servidor do IMA.
 A próxima etapa da vacinação está prevista para acontecer em novembro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário