quinta-feira, 9 de agosto de 2012

REINADO


Começa, na segunda quinzena de agosto, a 67ª festa de Nossa Senhora do Rosário

Mesclando fé religiosa e tradição, o reinado de Cláudio mantém vivas as raízes históricas, espirituais e culturais do município.
Começa, no próximo dia 15/08, a 67ª Festa do Reinado de Nossa do Rosário. Neste dia haverá, às 19 horas, na Igreja do Rosário, recitação de terço e, em seguida, levantamento do mastro de Nossa Senhora do Rosário.
Na sexta-feira, 17/08, também às 19 horas, realiza-se a recitação do terço com a presença de todos os reis festeiros e da princesa Isabel, do ano de 2012. Em seguida, acontece a procissão até a Praça da Matriz, para o levantamento dos mastros de São Benedito, Nossa Senhora das Mercês e Santa Efigênia.
No dia 18/08, sábado, terá, às 15 horas, abertura da mesa para cumprimento de promessas. Às 18 horas haverá a saída do Estado para a Rua Minas Gerais, 63, Centro e, ás 19 horas, será celebrada a missa conga na Praça da Matriz e haverá troca de coroas realizadas pelos seguintes reis: Reis de São Benedito: Éder José Martins de Araújo e Ádria David Dal Bello, para Fábio Sérgio Oliveira Ribeiro e Cláudia Arminda Ribeiro. Reis de Nossa Senhora das Mercês: Bruno David Adamy Guimarães e Yonelli Vasconcelos David, para Fabrício Machado Pereira e Kelen Cristina Machado Pereira. Reis de Santa Efigênia: Fábio Dutra Quirino e Júlia Monteiro Dutra Quirino, para Alessandro Jorge Carvalho e Vilma Léa de Melo Jorge.
São reis perpétuos de São Benedito: Geraldo Rui Magela, Jussara Aparecida Matos, Dayse Maria de Souza Moreira e Edson Souza Moreira. Reis Perpétuos de Nossa Senhora das Mercês: Luciano Gonçalves, Fernando Júnior Teixeira, Eduardo José da Silva, Fábio Luiz Teixeira e Cristiane de Fátima Teixeira Araújo. Reis Perpétuos de Santa Efigênia: Manoel Assis Salomé, Miriam da Cunha Silva, Jaqueline Maísa Batista Lourenço e Alzira Lopes.
No domingo, 19/08, acontece, às 13 horas, a abertura da mesa para cumprimento de promessas. Às 14 horas haverá a saída da princesa Isabel da Rua Belo Horizonte, 315, Centro. Já às 14 horas, ocorrerá a chegada do rei. O cortejo real saíra da Escola Municipal Dr. Wilson Veado, seguindo pela Av. Brasil, Rua Itajubá, Av. Tancredo Neves, Praça dos Ex-Combatentes, Rua Belo Horizonte, Rua Goiás, Rua Aymorés, Rua Belo Horizonte, Rua Goiás, retornando pela Rua Belo Horizonte até a Rua Diamantina, onde os reis de Nossa Senhora do Rosário, Adarlan Rodrigues Fonseca e Natália Gonçalves Amorim e seus príncipes, Eduardo Rocha Rodrigues, Giulia Rocha Rodrigues, Gabriel Gonçalves Moreira e Júlia Gonçalves Moreira, serão recebidos pelas guardas, reis congos, reis perpétuos e pela princesa Isabel, que os conduzirão até o palanque para a recitação do terço e troca de Coroa da Princesa Isabel, Maria Paula Mascarenhas Sousa, para Ana Caroline Fernandes de Sousa.
No último dia de festa, 20/08, acontece, às 17 horas, abertura da mesa para cumprimento de promessas. Às 19 horas o Estado sairá da Rua Itapecerica, 425, da casa de Adarlan do Viquinho. Já às 20 horas haverá a recitação do terço e a troca de coroas dos reis de Nossa Senhora do Rosário: Adarlan Rodrigues Fonseca e Natália Gonçalves Amorim para Antônio Marques Melo e Fabiana do Rosário Souza Melo. Reis congos: Francisco Romualdo Costa e Maria José Costa Dias. Reis perpétuos: Sebastião Alves Costa e Maria do Carmo Rafael da Costa.
Em seguida, acontece o descendimento dos mastros e procissão até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
O presidente de honra da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário é Dirceu Gonçalves de Souza (in memorian).


Nenhum comentário:

Postar um comentário