quinta-feira, 16 de agosto de 2012

IRREVERÊNCIA


O Papel dos Jingles nas campanhas eleitorais

 

Um jingle é um slogan feito com uma melodia cativante, veiculado em carro de som de campanhas eleitorais, eventos, facebook, propagandas eleitorais em rádios e televisões, etc...
Um jingle eficiente é feito para gravar a marca de um candidato na memória das pessoas. Ele tem a característica de cativar o eleitor pela emoção, pois, por ser em forma de música, diferencia-se das demais propagandas sendo comum, muitas vezes, um jingle fazer uma pessoa dançar e cantar sem se dar conta. Um jingle criativo pode até mudar o resultado de uma eleição e é normal, em épocas de campanhas políticas, vermos pessoas, principalmente crianças, cantando jingles políticos. Um jingle eficiente faz com que a pessoa relacione e lembre o nome do candidato “cantado” na hora da sua escolha no dia da eleição. Ao ouvirem o início da música em um carro de propaganda eleitoral, muitas vezes as pessoas já sabem de que candidato se trata.
Os jingles são atrativos
“Psicólogos e neurologistas que estudam os efeitos da música no cérebro descobriram que a música possui uma forte conexão do ouvinte. O estudo ainda mostrou que a música repetida por várias ficará difícil de ser esquecida pelo ouvinte.
Earworms, também conhecidos pelo nome em alemão, "ohrwurm," são aqueles pequenos trechos musicais de 15 a 30 segundos, que você não consegue tirar da cabeça, não importa o quanto tente (o fenômeno é chamado também de Síndrome da Música Repetitiva, repetunite, vírus da jukebox e mania de melodia). Os pesquisadores perceberam que quanto mais curta e mais simples for a melodia, é mais provável que ela "grude" na sua cabeça. Esse é o motivo de alguns dos earworms mais comuns serem jingles e refrões de músicas populares. Os jingles são feitos para serem tão fáceis de lembrar como as rimas infantis: quanto mais curtos, melhor; quanto mais repetitivos, melhor; quanto mais rimas, melhor. Os jingles são feitos para se infiltrarem na sua memória e não saírem por anos. Em Carmo da Mata encontram-se jingles para todos os gostos, paródias de músicas como: Vem ni mim Dodge RAM, de Israel Novaes; Eu Quero Tchu , Eu Quero Tchá,  de João Lucas e Marcelo; Vamos dar as mãos Um, dois, três, de Gian e Giovani; Balada (TCHÊ TCHÊ RERE), de  Gusttavo Lima .
Os candidatos, cada vez mais, privilegiavam suas imagens com o povo usando rimas criativas. Os jingles fazem a diferença, com uma linguagem não coloquial, mas de fácil compreensão. Músicas para prefeitos e vereadores contribuem diretamente para o triunfo nas urnas. Simples, mas eficazmente endereçada, e com mensagens melódicas, os jingles são assim construídos.

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