quinta-feira, 16 de agosto de 2012

FLORES


Ipês mudam a paisagem de Carmo da Mata no inverno


 

Árvore que tem sua florada na estação colore a paisagem no Estado. Em Carmo da Mata, ele está em quintais, calçadas e jardins das casas.

O inverno mudou a paisagem de várias cidades de Minas Gerais. A florada dos ipês deixou as cidades mais coloridas, e algumas pessoas até mudaram o percurso, de casa para o trabalho, para apreciar as flores.
A florada surge em grandes buquês. O leve perfume e o formato em tubo das flores são para atrair visitas. O bico dos beija-flores encaixa-se bem e suga o néctar que alimenta, também, outros pássaros e insetos.
Os ipês florescem no tempo seco e frio, quando cai a maior parte das folhas. Para quem passa pelas calçadas ou trabalha perto deste privilégio, é difícil não parar.
Existem mais de 20 espécies de ipês, mas nesta época do ano, na nossa região, predomina o ipê amarelo. É comum encontrar esta espécie em jardins de casas e empresas, em praças e em calçadas, já que as raízes não são muito invasoras.
Ipê é uma palavra de origem tupi, que significa árvore cascuda, e é o nome popular usado para designar um grupo de nove ou dez espécies de árvores com características semelhantes, de flores brancas, amarelas, rosas, roxas ou lilases. No Norte, Leste e Nordeste do Brasil, são mais conhecidos como pau d’arco (os indígenas utilizavam a madeira para fazer arco e flecha); no Pantanal, como peúva (do tupi, árvore da casca); e, em algumas regiões de Minas Gerais e Goiás, como ipeúna (do tupi, una = preto). Na Argentina e no Paraguai ele é conhecido como lapacho. De forma geral, os ipês ocorrem principalmente em florestas tropicais, mas também podem aparecer de forma exuberante no Cerrado e na Caatinga. A Tabebuia chrysotricha é uma das espécies nativas de ipê-amarelo que ocorre na Mata Atlântica, desde o Espírito Santo até Santa Catarina. Este nome científico (chrysotricha) é devido à presença de densos pêlos cor de ouro nos ramos novos.  
Conhecidos por sua beleza e pela resistência e durabilidade de sua madeira, os ipês foram muito usados na construção de telhados de igrejas dos séculos XVII e XVIII. Se não fosse pelos ipês, muitas dessas construções teriam se perdido com o tempo. Até hoje a madeira do ipê é muito valorizada, sendo bastante utilizada na construção civil e naval. Hoje é muito difícil encontrar uma árvore de ipê-amarelo em meio à mata nativa, quando isso acontece, o espetáculo é grandioso e merece ser apreciado com calma e reverência. Podendo atingir até 30 metros de altura, o ipê em flor, no meio da mata, contrasta com o verde das outras árvores. As variedades de pequeno e médio porte (8 a 10 metros) são ideais para o paisagismo e a arborização urbana. A coloração das flores produz um belíssimo efeito, tanto na copa da árvore como no chão das ruas, formando um tapete de flores contrastantes com o cinza das cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário