quinta-feira, 30 de agosto de 2012

ENCONTRO


Reunião do IGESP é realizada na Pousada Coqueiros
O foco da reunião foi o aumento dos homicídios tentados ocorridos em Cláudio

Na tarde do dia 20/08, na Pousada Coqueiros, em Cláudio, aconteceu uma reunião de Segurança Pública, onde foram expostos e discutidos os vários crimes que vem acontecendo no município. Estiveram presentes várias autoridades, dentre elas o prefeito, Adalberto Rodrigues; o delegado de polícia, Dr. Carlos Henrique Gomes Bueno; o Capitão Eisenhower Guerck Austríaco; a mediadora, Analice Quintanilha, representando o IGESP-Intregração da Gestão em Segurança Pública; a presidenta do CONSEP-Conselho Comunitário de Segurança Pública de Cláudio, Beramares; Dr. Alexandre, chefe do departamento da Polícia Civil; Dr. Marco Antônio, promotor de Justiça responsável pela região de Cláudio; Dr. Fernando; vereadores, policiais civis, dentre outros.
Foram apresentados os pontos de identificação dos locais com maior criminalidade, os principais bandidos envolvidos nos crimes, o horário mais perigoso, que ficou definido como sendo às 20 horas e, até mesmo os dias da semana que acontecem maiores quantidades de crimes, que seriam sexta-feira e sábado.
 O foco da reunião foi o aumento dos homicídios tentados ocorridos em Cláudio, ou seja, quando se pretende praticar o homicídio, mas o mesmo não resulta em morte, e também as várias armas de fogo apreendidas. Foi divulgado pelo Dr. Carlos Henrique e pelo Capitão Austríaco, que no 1º semestre desse ano de 2012 a principal causa das tentativas de homicídios deveu-se à disputa por pontos do tráfico de drogas. Salientaram ainda que todos os autores dos crimes foram presos. Foi comunicado aos presentes que um fato marcante na criminalidade claudiense é o grande número de menores envolvidos nos crimes, podendo tal ocorrência estar diretamente relacionada ao principal fator dificultador, que seria a falta de vagas no sistema socioeducativo, ou seja, de acautelados para esses menores infratores, gerando impunidade e colocando-os, assim, em liberdade imediata. Os autores presos foram identificados com foto e grau de periculosidade, sendo mostrado, também, o envolvimento de um mesmo indivíduo em vários crimes na cidade e região.
Segundo o delegado Dr. Carlos Henrique Gomes Bueno, “mais importante que investigar e prender os bandidos é vê-los cumprindo sua sentença final”.
Foi realizado um estudo mostrando os autores de crimes no município. Eles foram identificados pela incidência dos crimes e divididos por quadrilhas nas quais se enquadram. O intuito do IGESP é promover encontros periódicos como esse, realizado em Cláudio, onde são apresentados os principais problemas de crime, as soluções e os resultados são expostos, discutidos e avaliados de forma clara e direta entre todos os participantes. Outro fato importante exposto foi a integração entre as polícias Militar e Civil, merecendo destaque também para parceria com a prefeitura, sendo apontadas as várias benfeitorias realizados pela administração do prefeito Adalberto Rodrigues. O Jornal Tribuna de Cláudio também participou dessa integração, sendo utilizado para divulgar as fotos e os crimes acontecidos.
Uma das principais queixas, tanto do delegado de polícia quanto do capitão, foi a reduzida frota de viaturas, o pequeno números de policiais em relação à grande demanda de chamados, incluindo zona rural e urbana, e à precariedade do armamento disponível para os mesmo, sendo justificado que os bandidos estão utilizando armas perigosas e de alto calibre, deixando a polícia sem ação perante tamanho armamento apreendido.
Também foram apresentados os meios mais viáveis para a solução dos problemas encontrados, citando ainda alguns projetos e programas desenvolvidos em cidades vizinhas, como o que acontece em Divinópolis, utilizando a Rede de Vizinhos Protegidos, que se trata de uma estratégia de ação de combate à violência e à criminalidade que é adotada por diferentes comunidades através de uma rede de solidariedade que conta com o apoio da Polícia Militar de Minas Gerais. Essa poderá ser uma parceria com o CONSEP, pois trata-se de uma estratégia bastante simples e não há custos, ou seja, os moradores de uma rua ou quarteirão passam a se conhecer e a inter-relacionarem-se com mais frequência, desenvolvendo mecanismos de auto-proteção para um único objetivo que é somente a prevenção do crime ou a desmotivação de um possível comportamento desviante.
Na discussão foi deixado em aberto uma possível viabilização na obtenção, destinação e continuidade de uma casa, destinada exclusivamente para acautelar os menores infratores. Os resultados positivos obtidos com o empenho dos policiais também foram divulgados, mesmo havendo uma precária junção entre viaturas, unidades, armas e a pequena quantidade de policiais. O encontro visou a união das forças como as polícias civil e militar, o CONSEP, os poderes executivo e legislativo, e representantes da sociedade civil em busca do combate da criminalidade em Cláudio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário