quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Candidatos abrem mão de propagandas em muros e fachadas


A campanha para as eleições municipais de 2012, em Carmo da Mata, não terá pinturas e inscrições em muros e fachadas particulares, nem santinhos afixados neles. Representantes de todas as coligações e partidos, que disputam as eleições no município, assinaram, no dia 19 de julho, com o promotor de justiça da comarca, Areslan Eustáquio Martins, um termo de ajustamento de conduta que proíbe esse tipo de propaganda visual.
Em princípio, os candidatos teriam o direito de realizar a propaganda visual, nos termos da Lei Eleitoral (Lei 9.504/97) e da Resolução 22.781/2008, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As duas normas dizem que não depende de licença municipal e de autorização da Justiça Eleitoral a fixação de faixas, placas, cartazes e pinturas ou inscrições em muros e fachadas particulares, desde que não excedam a 4m2 e não contrariem a legislação, inclusive a que dispõe sobre posturas municipais.
No termo de ajustamento de conduta, os candidatos abriram mão desse direito com o objetivo de evitar a poluição visual. Para os candidatos que descumprirem alguma das proibições constantes do termo de conduta, foi fixada multa diária equivalente a meio salário mínimo. A arrecadação de valores, que eventualmente venha a ser feita com a aplicação das multas, será destinada, ainda de acordo com o termo de ajustamento de conduta, às entidades SOS Amor e Associação Assistencial de Carmo da Mata (AACM).
A assinatura do termo de ajustamento não inibe a ação fiscalizadora e de controle a ser exercida pelo Ministério Público da comarca e pelos demais órgãos incumbidos de zelar pelo cumprimento da legislação eleitoral. O termo foi assinado por José Geraldo Rodrigues, que representou a coligação “É a hora da virada”, constituída pelos partidos PP, PDT, PRP, DEM, PSD, PSB, PSL e PPS. A coligação “Carmo da Mata cada vez melhor”, formada pelos partidos PRTB, PTB, PT, PTC, PHS, PSC, PMDB e PSDB, foi representada por Milton Salles Neto, Adérlon Carlos de Moura e Luigi D’Ângelo dos Santos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário