quarta-feira, 25 de julho de 2012

Eleições 2012: Marketeiros


"Cães de ataque da política"
Não se concebe mais uma campanha eleitoral feita ao acaso, da forma antiga, sem pesquisa, estratégia, informação e produção publicitária especializada. A campanha moderna requer informações confiáveis e uma estratégia eficaz.
Entender a diferença entre o marketing comercial e o político é importante para a elaboração de um planejamento de campanha. Muitas agências de publicidade acham que fazer campanha eleitoral é a mesma coisa que vender uma marca de sabão. Puro engano! Os “produtos” são diferentes. No marketing comercial, o produto é mais fácil de ser vendido, pois todos nós temos a necessidade de consumir leite, arroz, feijão, produtos de limpeza, beleza e higiene pessoal. O consumidor vai ao mercado e já sabe os produtos que quer levar, apenas escolhe a marca. No marketing político, não. É o produto (candidato) que tem que convencer o consumidor (eleitor) ao consumo, ao ato de comprar (votar).
Quando uso a analogia candidato/produto, faço referência à busca pelo convencimento que cada um se esforça para fazer no mercado, seja consumidor ou eleitor. O que importa é que a concorrência é quase igual, cada candidato com suas estratégias, ressaltando seus pontos fortes e minimizando os fracos.
Entender a diferença exposta acima é fundamental em qualquer planejamento estratégico de campanha eleitoral.
O primeiro passo de qualquer campanha eleitoral é o diagnóstico, que deverá prezar pelas informações extremamente confiáveis e sem romantismo. Saber quantos prefeitos, vereadores, deputados e líderes comunitários um candidato tem é de real importância. A partir daí, já se poderá esboçar o potencial eleitoral do mesmo.
Dados atualizados do eleitorado dos Estados, municípios ou regiões é de suma importância para poder calcular o potencial eleitoral de cada candidato e o tamanho do público-alvo que se espera atingir. O TSE e o IBGE são importantes fontes para se conseguir essas e outras informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário