quinta-feira, 26 de abril de 2012

FUNCIONALISMO


Secretária de Educação esclarece impasse no pagamento de funcionários

Beatriz garante salários em dia para os servidores do setor


Foto: Luciana Corrêa

A secretária de educação, Beatriz Helena Corrêa de Almeida, concedeu entrevista à Tribuna do Carmo, no dia 23/04, para esclarecer como são realizados os pagamentos dos funcionários da educação de Carmo da Mata.
Segundo Beatriz, antes da concessão do benefício do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos funcionários da educação, apenas o repasse do FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação- bastava para fazer o pagamento do setor. “Mas hoje este repasse não dá para pagar os salários de todos os funcionários da educação, pois o impacto financeiro causado na folha de pagamento devido à implantação do cargo foi grande, sendo até necessário que a prefeitura faça uma complementação de valores”, declarou a secretária.
Ainda em entrevista, Beatriz relatou que a única forma encontrada para fazer o pagamento de todos os funcionários foi elaborar um escalonamento de acordo com o repasse do FUNDEB. O fundo é creditado na conta do município sempre nos dia 10, 20 e 30 de cada mês. E, de acordo com estas datas, Beatriz elaborou o seguinte cronograma: após o dia 10 de cada mês, recebem os funcionários com salários até R$ 1.400, 00 bruto; depois do dia 20, recebe quem tem salário superior à R$ 1.400 e, depois do dia 30, recebem os cargos de confiança e estagiários.  “Esta foi a única maneira que encontrei de pagar todos os funcionários do meu setor”, falou Beatriz.”
A secretária também declarou que os pagamentos regulares dos funcionários é uma questão de honra. “Estou fazendo os  pagamento das folhas referentes ao mês de março, garantindo assim o compromisso de manter os salários sempre em dia”, ressaltou a mesma.
Finalizando sua entrevista, Beatriz declarou que, depois que o dinheiro do FUNDEB está todo sendo usado para pagamento dos funcionários, está sendo difícil dar manutenção nas escolas e trazer oficinas e cursos para os professores. “Desde quando o repasse do FUNDEB está todo sendo destinado para pagar os salários da educação, ficou difícil trazer cursos, oficinas e até mesmo dar manutenção nas escolas. Uma vez que as verbas carimbadas para merenda, transporte e cotas de ensino só podem ser usadas para esta finalidade”, encerrou Beatriz.  


Um comentário:

  1. Vejo como muito desgosto a questão educacional em nosso país. Não se constrói uma nação forte e soberana sem priorizar a educação.

    ResponderExcluir