quarta-feira, 4 de abril de 2012

DOUTRINA

A fé que garante a vida!


“Fazer o bem, sem olhar a quem”. Esta é a definição simplificada do maior dos mandamentos de Deus que é “amar ao próximo como a ti mesmo”. Como é difícil para nós, seres humanos, conseguir ter pelo outro o mesmo amor que sentimos por nós mesmos... Amar é doar, é compartilhar com o próximo o que temos. E o mandamento se torna mais difícil ainda de se realizar quando se convive em meio ao capitalismo.
 E o resultado desta dificuldade que temos em extravasar este sentimento que, muitas vezes, mesmo vivendo dentro de nós, teima em não se expor, é a atual sociedade, violenta, individualista, que vivenciamos. Somos o que não queremos ser. Vivemos de maneira diferente de como gostaríamos de viver. Mas nem todos são assim.

Doar sem olhar a quem...

Era abril de 2007, meados do mês, quando um grupo, de apenas 7 pessoas, deu início à formação do Grupo Espírita Esperança. Nem mesmo um local definido existia para que o grupo se reunisse. Eles improvisaram e a casa dos membros do grupo eram cedidas, cada uma em uma ocasião, para as reuniões.
Conforme disse à reportagem um dos membros do grupo, “desde o inicio tínhamos consciência da nossa missão. Sempre orientados pela mentora espiritual do nosso grupo, seguíamos passo a passo os conselhos, as intuições e diretrizes estabelecidas durante as reuniões”.
Mas, agindo deste modo, o grupo acabou ficando restrito, não cumprindo a máxima que rege a doutrina espírita: “Sem Caridade não há salvação”. E foi assim que, em 2008, as reuniões passaram a acontecer na casa Paulo de Tarso, que caridosamente cedeu sua sala de reuniões 2 dias por semana ao Grupo Esperança.
 O Grupo Paulo de Tarso existe em Carmo da Mata desde o ano de 1964 e, em 6 de Junho de 1985, foi reconhecido como Utilidade Publica para o povo de Carmo da Mata, por meio do Projeto de Lei nº 1.006/84, sancionado pelo então Governador Hélio Garcia. A partir de 2008, o Grupo Esperança pôde, então, abrir suas reuniões à população de Carmo da Mata, e até mesmo de cidades vizinhas.

Grupo maior e novas oportunidades de doação

Atualmente o Grupo Esperança conta com 30 membros fixos. Um dos trabalhos apresentados é doação de enxovais para bebês, montados a partir da contribuição mensal dos membros do Grupo. Além dos enxovais, trabalha também com a orientação e apoio às jovens mães.
Mais uma vez o membro do Grupo falou à reportagem: “Já realizamos cerca de 40 doações de enxovais e brinquedos para estas crianças”. Outra atividade do Grupo, que está ainda em fase inicial, é o apoio à recuperação de jovens com dependência química. O projeto conta com palestras e reuniões semanais, orientação espiritual e atendimento fraterno.
A proposta do Grupo Esperança é de que em breve seja iniciado trabalho, nos dias de Sábado, voltado para a Cura Espiritual. Além das atividades desenvolvidas pelo Grupo Esperança, o Grupo Paulo de Tarso também realiza campanhas assistenciais em prol da população de Carmo da Mata, através da doação de cestas básicas e roupas, alem de orientação espiritual.
Todas estas atividades são mantidas pelos membros dos Grupos e por doações de pessoas que acreditam no trabalho que é desenvolvido. “Assim, continuamos estendendo a mão àqueles que precisam, sem olhar a quem, e deixando o beneficio próprio sempre em segundo plano”, complementa o membro do Grupo. E assim, a máxima, FORA DA CARIDADE, NÃO HÁ SALVAÇÃO, serve de norte aos rumos destas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário