quinta-feira, 1 de março de 2012

UM POUCO SOBRE PILATES

*Tatiana Mara Ribeiro 
O método pilates foi criado pelo alemão Joseph Hubert Pilates, que por ter sido uma criança asmática, raquítica e com febre reumática, estudou formas diferentes de movimento para tornar-se mais forte e formou-se então especialista em cultura física, mergulho e ginástica.
Joseph Pilates dizia: se um indivíduo tem 20 anos e está encurtado, é um velho, porém, se tem 60 anos e tem flexibilidade e força, é um jovem. Na 1a Guerra Mundial (1912), Joseph foi preso num campo de concentração, tornou-se enfermeiro e treinou os outros estrangeiros com os exercícios que criou. Sua técnica foi reconhecida quando nenhum dos internos daquele campo sucumbiu a uma epidemia de gripe.
Hoje, o Método Pilates é usado como atividade física e para fins de reabilitação.
Pilates é uma técnica baseada nos princípios da respiração; centro de força; fluidez do movimento; concentração, controle e precisão para a obtenção e manutenção do desenvolvimento uniforme do corpo através de alongamento e fortalecimento globais proporcionando condicionamento físico e mental, desenvolvendo força, flexibilidade e resistência, proporcionando bem-estar e melhor qualidade de vida aos praticantes.
Benefícios do pilates:
 Diminuição da tensão muscular;- Alívio de dores;- Redução do stress;- Auxilia no controle respiratório;- Desenvolvimento da consciência corporal;- Prevenção e tratamento de lesões;- Condicionamento físico;- Alongar e fortalecer o corpo;- Melhorar a postura, a coordenação motora, o equilíbrio  e o alinhamento corporal.
• Indicação de pilates:
Idosos, homens e mulheres de qualquer idade, adolescentes, gestantes e pacientes em reabilitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário