quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

POLÍTICA


Governo de Minas está na terceira fase do Programa Estratégico de Gestão
Carmense na assessoria do governador é uma mão estendida para o Centro-Oeste mineiro
Ricardo Câmara

Os governos estaduais no País, assim como os municipais e até mesmo os governos federais, dificilmente trabalham com planos estratégicos de desenvolvimento, revelando aí o amadorismo com que se trata a administração pública no Brasil. Raras são as iniciativas neste sentido. Tanto que governos como o de JK – 50 anos em 5 – marcaram a recente história brasileira com seus planos de metas. Minas Gerais tem registros nesta área, e atualmente conta com proposta desenvolvimentista do governador Anastasia, que trabalha o Plano Estratégico de Gestão do Governo de Minas, que está em sua terceira etapa de implantação.
Inicialmente, tendo Anastasia ainda como secretário, no Governo de Aécio Neves, deu-se início à proposta, com a primeira etapa, que foi o Choque de Gestão. Este é voltado para o acerto das contas do Estado. Trabalha com a expectativa de que o orçamento estadual deve ser acomodado em uma proposta governamental de forma a permitir os avanços, sem comprometer o tesouro. A proposta do Choque de Gestão tem sido copiada por vários governos estaduais e municipais, inclusive de outros países.
Num segundo momento, deu-se início a proposta da fase de Gestão para Resultados. Com esta etapa, busca-se efetivar o que se propôs na fase anterior, dando início assim à configuração das ações governamentais em uma forma de prestação de contas. Aqui, trabalha-se com a efetivação dos resultados a partir da implantação do Choque de Gestão. E a terceira etapa, recentemente implantada, é a de Gestão Para a Cidadania.
Luigi D´Ângelo trabalha nesta proposta
Várias vezes convidado a ocupar cargo na estrutura do Governo, o carmense Luigi D´Ângelo aceitou o convite do governador Anastasia e passou a compor a sua assessoria especial, para atuar nesta fase do Plano Estratégico de Gestão do Governo de Minas. Esta fase propõe a aproximação do Estado com os municípios e suas várias instâncias, como o Executivo, Legislativo e Terceiro Setor. E Luigi concedeu entrevista exclusiva à Tribuna, quando fez uma abordagem de todo o processo.
“A proposta é aproximar estas instâncias de Governo, de forma a facilitar a atuação do Estado, como um todo, em benefício do cidadão”, afirma D´Ângelo. O grupo do qual participa o carmense atua no sentido de ser o elo da administração estadual com as representações locais.
Dentre os trabalhos desenvolvidos estão o acompanhamento e capacitação dos agentes locais para o desenvolvimento de projetos de desenvolvimento das cidades, junto às instâncias estaduais. “Nota-se que existe esta carência nos municípios, que muitas vezes, nem tem para onde recorrer. Nós estamos ofertando esta oportunidade. A proposta do Governo do Estado é oferecer as oportunidades e os caminhos para que se chegue a elas”, resumiu.
Etapas do Plano Estratégico se complementam
Luigi D´Ângelo afirmou que as etapas até aqui implantadas se complementam, para levar a uma situação de desenvolvimento que realmente possa chegar a todos os mineiros. O Choque de Gestão deu a arrancada no processo, já que não há como se falar em plano estratégico com as contas descontroladas. Isto não quer dizer – o que imaginam algumas pessoas – que o Governo, com o Choque de Gestão tenha quitado as suas dívidas. Na verdade, hoje no Governo existe o controle de como, quando, quanto e por que se investe em cada setor, conforme apontou o entrevistado exclusivo da Tribuna.
Em seguida veio a etapa da Gestão para Resultados. Esta fase, ainda conforme Luigi D´Ângelo, complementa o que se iniciou com o Choque de Gestão, na medida em que direciona as ações do Governo para prioridades levantadas para o Estado de Minas gerais. A união dos dois processos facilita a interferência e a atuação do Governo na desobstrução dos gargalos administrativos, alimentados por décadas de administrações não planejadas.
Municípios são o foco
Agora, o trabalho é voltado para os municípios, as menores e talvez as mais importantes frações da Nação. “É nos municípios que as coisas acontecem. Nos municípios é que moram as pessoas e, por conseguinte, onde os problemas se formam. Nos casos recentes dos danos causados pelas enchentes, tivemos que conviver com a falta até mesmo de estrutura dos municípios, para conseguir recursos para enfrentar as catástrofes. Nosso trabalho está em gerar condições de existência desta estrutura”, disse.
Com as contas controladas e as prioridades definidas em um plano estratégico, é preciso dar acesso aos municípios a este novo universo administrativo, aproximando as administrações locais do projeto de gerenciamento do Estado. “Minas é hoje um dos estados que mais crescem no País, e este crescimento não ocorre por acaso”, destaca Luigi.
Em recente apresentação de pesquisa para levantamento das condições sociais dos povos nacionais, realizada pelo IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada –, aponta que Minas Gerais está em posição de destaque, com índices superiores à média nacional. Porém, especialmente em regiões mais distantes e em municípios menores, a realidade aponta para bolsões de miséria que se equiparam às piores regiões do País.
Isto, porque o desenvolvimento não tem chegado com a mesma constância em toda a extensão do Estado. Eliminar esse gargalo é tarefa que o Governo do Estado, sob a direção de Anastasia (e mesmo antes, com Aécio Neves), se propôs e está levando adiante com a implantação do Plano Estratégico de Gestão do Governo de Minas, conforme arrematou Luigi D´Ângelo.
Futuro passa por Carmo da Mata
Em resposta à nossa reportagem, Luigi D´Ângelo, formado em Direito, disse que seu futuro passa sempre por Carmo da Mata. “Continuo buscando ser útil à cidade, apoiando iniciativas que entendo ser boas para o município e buscando sempre as oportunidades que possam trazer algum progresso para Carmo da Mata”, afirmou.
Em relação a uma possível candidatura, disse que vislumbra um “caminho mais adiante”, já que tem estreita ligação com o deputado Paulo Abi-Ackel e que pretende continuar desenvolvendo junto com ele, o trabalho de fortalecimento do mandato do deputado e da sua participação. Quanto às eleições deste ano, disse que estará “ao lado do melhor para a cidade, tenham certeza”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário