quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

NOVIDADE


Mundo Verde mostra uma inovadora técnica de produção de hortaliças
Alface, rúcula, agrião, almeirão, cheiro verde são produtos produzidos através do cultivo hidropônico
Foto: Hérica Viotti

Fundada em 25/07/2010, a “Mundo Verde” é uma empresa que produz alface e outras hortaliças através do cultivo hidropônico, ou seja, é uma técnica alternativa de cultivo protegido, na qual o solo é substituído por uma solução aquosa (água), contendo apenas os elementos minerais indispensáveis aos vegetais. A empresa está sediada no Sítio Araras em Carmo da Mata.
A Mundo Verde nasceu através do idealismo de Adeir Gonçalves e Renato Sales. E conta hoje com dois empregados, e produz além das alfaces que é o forte da Mundo Verde, hortaliças como: rúcula, salsa, agrião, almeirão e cebolinha, em uma área total de 400m2.
Todas as hortaliças produzidas pela empresa são consumidos em Carmo da Mata e Divinópolis, sendo que segunda cidade fica com 70% da produção.
Segundo um dos sócios da empresa Adeir Gonçalves, as alfaces, até chegar àfase de consumo, passam por três etapas que são: berçário, crescimento e fase adulta e demoram cerca de 45 a 50 dias para serem colhidas. “O tempo certo para colheita varia entre 45 a 50 dias, mas este tempo pode acrescentar mais 6 dias dependendo do clima”, declarou Adeir.
A água que irriga as hortaliças vem através de poço artesiano e é bombeada para estufas, automaticamente. Cada pé de alface gasta por dia entre 250 a 300 ml de água. “Nossos produtos são irrigados com água pura, que serve até para beber. A água que usamos nas alfaces e outras hortaliças vão para análise na UFLA em Lavras duas vezes por ano. E, nesta análise, podemos constatar a pureza da água”, disse Adeir.
Para os estabelecimentos interessados em adquirir os produtos da Mundo Verde, devem entrar em contato com Adeir pelo telefone 9954-3190 ou pelo 9964-1344 com Renato.
Técnica
A alface hidropônica é cultivada em uma solução líquida. Nela são dissolvidas todas as substâncias de que a planta necessita e que normalmente retira da terra, como nitrogênio e o manganês. A grande vantagem da folha hidropônica é o menor risco de contaminação.
A alface plantada na terra pode receber micro-organismo da água usada para regá-la ou pela absorção da raiz.
A Hidroponia é uma técnica bastante difundida em todo o mundo e seu uso está crescendo em muitos países. Sua importância não é somente pelo fato de ser uma técnica para investigação hortícola e produção de vegetais; também está sendo empregada como uma ferramenta para resolver um amplo leque de problemas, que incluem tratamentos que reduzem a contaminação do solo e da água subterrânea, e manipulação dos níveis de nutrientes no produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário