terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Ficha limpa, mãos limpas, consciência limpa...



José Marco Rezende Andrade

Na última semana tivemos a definição da aplicação da Lei da Ficha Limpa pelo Supremo Tribunal Federal. Finalmente, foram acertadas as condições para que uma pessoa possa se candidatar a um cargo eletivo, seja de vereador, prefeito, deputado, senador, governador ou presidente, considerando como impedimento condenação prévia, em grau de colegiado, na justiça ou em órgãos de regulamentação de profissões como a OAB e o CFM.
Isso não quer dizer que o eleitor pode descuidar na escolha do seu candidato. Sabemos que no Brasil para uma pessoa ser condenada naquelas instâncias tem que fazer muita coisa errada e ter um azar muito grande para ser punido definitivamente. Assim, não podemos abrir mão de conhecer bem os candidatos, suas ações como membro da comunidade e sua capacidade de representar os seus eleitores, mesmo com a nova lei sendo rigorosamente respeitada.
O antigo e verdadeiro pensamento de que cada povo tem o governo que merece reflete bem as nossas escolhas. Se escolhemos eleger alguém que só pensa em seu proveito próprio e que busca trocar favores para se manter no poder, teremos um representante que nada fará pelo bem comum. Será apenas alguém que trocará favores por votos, com um sorriso no rosto e tapinhas nas costas de promessas de eterna gratidão até a próxima eleição.
A busca por representantes políticos que realmente se interessem pelo bem comum é algo trabalhoso e difícil. Muitas vezes ocorre a eleição de candidatos por protesto, como o folclórico palhaço Tiririca, que nada agrega de bom à política. Não podemos tratar as eleições como uma piada, senão continuaremos a ser tratados como brincadeira pelos nossos eleitos.
A consciência limpa de um eleitor é mantida pela busca sincera e criteriosa de um representante legítimo de suas convicções políticas. Quem acredita que o ideal é ter um vereador ou prefeito comprometido com o desenvolvimento de sua cidade e com uma condição de vida melhor para a sociedade local deve conhecer bem os candidatos que se apresentarem e buscar a melhor escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário