quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

EDUCAÇÃO: Aberto o ano escolar em Cláudio

Apresentação teatral, mensagens, homenagem, palestra e visita do bispo Dom Mauro Morelli marcaram a solenidade de início das aulas no município
Fotos: Sérgio Cunha/Ascom/Prefeitura Cláudio
 Em suas falas, o prefeito Adalberto Rodrigues da Fonseca, de Cláudio, sempre destaca que o foco do seu governo está no ser humano. E complementa que, investir no ser humano é garantir a ele direitos à saúde e à educação, principalmente. E, da fala, a Administração Municipal passa à prática, quando a oferta de serviços nesta área é o centro das atenções. Assim foi que, para iniciar o ano escolar de 2012, a equipe administrativa do município se juntou aos professores e demais profissionais da educação para celebrar o momento.
Em solenidade realizada nas dependências do Automóvel Clube de Cláudio, Sede I, acontecida no dia primeiro de fevereiro, uma grande festa anunciou o início das aulas. A abertura foi feita pela secretária de Educação, Edna Amorim, que destacou a atuação do prefeito Adalberto Rodrigues como “visionário, que investe na educação”. Relacionou conquistas do setor no município e leu mensagem aos profissionais da educação. Em seguida, falou o vice-presidente da Câmara, vereador Marcelo Paschoal, representando o Legislativo claudiense.
O vice-presidente da Câmara destacou a parceria dos poderes constituídos do município “quando se trata de conquistar benefícios para a comunidade”. E anunciou que “nós temos orgulho de informar que não existe sequer um projeto parado, à espera de votação na Câmara”, para mostrar assim que o legislativo claudiense atua de maneira a tratar os temas de interesse da cidade como prioridade, acima de quaisquer questões ideológicas e/ou partidárias. Concluiu dizendo que “tenho esperança muito grande na capacidade da mulher”, homenageando assim as cerca de 300 professoras presentes e as várias mulheres que ocupam cargos de destaque no município, tanto no Executivo, Legislativo, quanto Judiciário.
“O futuro está nas mãos dos educadores”, disse o prefeito.
O prefeito de Cláudio e presidente da AMVI – Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Itapecerica –, Adalberto Rodrigues da Fonseca, iniciou seu pronunciamento afirmando que “o futuro está nas mãos dos educadores”. E complementou, afirmando que investir nos educadores é investir no futuro da população. Em seguida, destacou ações da sua administração no setor educacional, como obras que tem realizado (citou a reforma na escola ‘Maria Dias’ e informou que realizará reformas na escola do Corumbá), porém destacou a atuação junto aos professores e demais profissionais do ensino: plano de carreiras, capacitação continuada, salários melhorados e, especialmente, o respeito que a administração e a comunidade dedicam aos educadores claudienses.
Este relacionamento de proximidade, valorização e respeito, como já havia afirmado a secretária Edna Amorim, foi reforçado na fala do prefeito. E isso tem provocado, segundo Adalberto Rodrigues, o crescimento da cidade em todos os setores: “nossa cidade está avançada e vai crescer muito mais, ainda. E isso se deve, em grande parte a vocês [educadores]”. Em seguida, declarou iniciado o ano escolar 2012. A mestra do cerimonial, Lorena Prado, anunciou, em seguida, a apresentação do Grafitti Teatro Empresarial, com o espetáculo “O Grande Desafio”.
A peça trata dos percalços que se enfrenta quando é proposta mudança em algum setor e, conclui, mostrando que a participação de todos em busca de um objetivo comum vence todas as barreiras. A mensagem deixada pelo espetáculo aponta que a Administração Municipal e a população (especialmente pais e alunos), acreditam nos educadores, investem neles, com a certeza de que o retorno será o melhor possível. E conclama a participação efetiva de cada agente desta constante mudança que é o fortalecimento da educação no município.
Ex-alunos e músicos homenageiam mestres
E se o espetáculo teatral fez aflorar a sensibilidade sempre presente no meio educacional, a apresentação dos músicos e ex-alunos claudienses, Gustavo e Jordane, coroou todo o trabalho realizado pelo setor até aqui, apontando que o futuro da educação em Cláudio reserva momentos inimagináveis. Eles apresentaram números musicais, demonstrando o que aprenderam no Projeto Dando Cordas.
Como destacou a secretária de Educação, os jovens representam o resultado do investimento no setor em Cláudio: “já estão indo para a faculdade e um deles ministra aulas em município vizinho”. Ao final da apresentação dos jovens músicos, Gustavo falou sobre o orgulho de ter sido aluno em Cláudio, e agradeceu pelo apoio, incentivo e ensinamento recebidos: “somos muito gratos pelo muito que vocês fizeram por nós!”, disse.
Palestra e visita do bispo
Para fechar a solenidade, foi apresentada palestra do comunicador William Caldas, com o tema “Do Porteiro ao Diretor – Motivação através da Excelência, Inovação e Atitude!”. Durante os cerca de 90 minutos da palestra, William Caldas abordou os seguintes subtemas: Motivação é diferente de auto-ajuda; Muitos vivem na Era da Teimosia e fracassam; Qual é o profissional excelente; Desafiar metas impossíveis e ser excelente; A inovação como ferramenta geradora de valor; Quando, como e por que inovar; A comunicação no processo de motivação e inovação; A diferença entre metas e objetivos.
 A palestra complementou a apresentação teatral, com ambas demonstrando o quão importante é a participação de cada agente da educação para a formação de um todo em favor do crescimento educacional do claudiense.
Bispo fala da necessidade da educação alimentar/nutricional
Em visita ao município, o bispo da Igreja Católica, Dom Mauro Morelli, também participou do encontro, quando falou da necessidade de se desenvolver uma proposta educacional voltada para a alimentação/nutrição, como forma de enfrentar as misérias e os muitos problemas advindos da falta de alimentos ou da alimentação equivocada. Destacou a alegria em estar na cidade “onde nasceu Miguel Arcanjo [referindo-se ao filho recém-nascido do prefeito Adalberto Rodrigues com sua esposa, Adriana] e onde se vê e se sente o carinho com que a cidade é denominada”. E prometeu vir à cidade, em outra ocasião, para desenvolver trabalho junto aos educadores na área alimentar e nutricional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário